Pages

sábado, 19 de março de 2011

ERIN BROCKOVICH: Uma Mulher de Talento


Produzido em 2000, pela Universal Pictures, tempo de duração: 131 minutos, classificação indicativa: maiores de 14 anos. Direção de  Steven Soderbergh.
Tema central: poluição industrial e câncer; desafios da mulher no mundo pós moderno.


O filme, baseado m fatos reais, narra a história de Erin Brockovich, divorciada, mãe de três filhos, divorciada, desempregada, com alguns agravantes: seis anos fora do mercado de trabalho, falta de um curso superior ou de uma especialização profissional.

Suas atribulações se agravam quando ela é vítima de acidente de trânsito e,  pelo seu perfil de vida é considerada culpada do mesmo, arca com o pagamento de multa. Decide então exigir que o advogado que ela contratou para defende-la neste caso dê-lhe uma oportunidade de trabalho sendo empregada como arquivista quando chega-lhe às mãos um processo de venda de imóvel com alguns exames atestando câncer anexados ao mesmo. Para entender melhor a questão ela dirige-se a residência dos interessados na venda do imóvel e começa a destrinchar casos de contaminação por cromo hexavalente.

A partir de consulta a pesquisadores  identifica que, dependendo do nível de  exposição o indivíduo pode desenvolver desde enxaqueca; hemorragia nasal; doenças respiratórias; falência do fígado, coração, sistema reprodutor e qualquer tipo de câncer. O cromo-6 é altamente carcinogênico e era empregado por uma empresa instalada nas proximidades diluído em água para evitar a corrosão dos tubos de resfriamento da usina.

Erin é uma mulher de fibra, lutadora, mas como a maioria da smulheres as asperezas da vida não a tornaram insensível. Identifica outros casos de câncer de moradores próximos à empresa, conhece a história de cada um deles e parte para junto com o advogado processar a empresa.

A temática deste filme abre espaço para discutir  industrialização e poluição. Pode-se fazer um levantamento jornalístico de casos, no Brasil, que envolvem grandes empresas e a poluição de extensas áreas, para que o discente sinta que estes casos ocorrem com mais frequência do que imaginamos.

Outro recorte é a questão feminina tratada de forma muito próxima à situação da mulher mãe que precisa conseguir sustento para manter a família ao mesmo tempo em que seus filhos, ainda pequenos, exigem atenção constante. Cpm destaque a ausência do pai ou dos pais das crianças que em nenhum momento aparecem na história apoiando na criação dos mesmos.

Um livro que pode apoiar a questão da poluição industrial é o clássico “Primavera Silenciosa” de Rachel Carlson, reeditado em 2010, pela editora Gaia.

A questão feminina sugiro Ecofeminismo, de Maria Mies e Vandana Shiva, de 1993, pelo Instituto Piaget.

Também sugiro a composição que favorece a análise histórica entre este e o filme “Os Miseráveis “ baseado no livro de Victor Hugo. Avaliando-se especificamente no contexto histórico a situação de Erin e de Fantine, mãe solteira na França do século XIX (1815 e 1832).


SUGESTÃO DE SITE:  www.observatórioeco.com.br
Direito Ambiental

0 comentários:

Postar um comentário